As células-tronco são células primitivas, produzidas durante o período de desenvolvimento do organismo e que se multiplicam formando outras células do corpo humano. No total existem 5 tipos de células tronco que são:
Pluripotentes- podem produzir todas as células do embrião, com exceção dos anexos e da placenta.
Oligopotentes- Capazes de produzir células dentro de uma unica linhagem.
Totipotentes- capazes de produzir todas as células embrionárias e extra-embrionarias.
Unipotentes- Podem produzir somente um tipo de celular maduro.
Multipotentes- podem produzir células de diferentes linhagens.
Elas se originam ao espermatozoide fecundar o óvulo, dando origem ao Zigoto (primeira célula do corpo humano), que formam os blastocistos, estas células se multiplicam dando origem ao embrião no qual se encontram as células tronco, que se diferenciam e formam diferentes tecidos e órgãos do organismo. Elas podem ser retiradas em embriões, mesênquimas e diversos tecidos.
A principal utilidade das células tronco é em pró do avanço da medicina, visto que essas células "em branco" podem substituir outras que já estão mortas. Outras finalidades para as células-tronco incluem facilitar o estudo do desenvolvimento de um individuo e torna mais acessível o teste de medicamentos em células humanas.
O uso de células tronco é bastante discutido eticamente, devido a métodos com os quais são coletados, podendo ser extraídos de cordões umbilicais ou de fetos, o que vai contra algumas religiões.
Visto isso, as células tronco são de grande ajuda para o avanço da medicina, podendo achar a cura de doenças e substituir tecidos e órgãos danificados. Embora o tratamento seja caro ele é de estrema importância para um futuro com mais saúde.
No comments:
Post a Comment